NBB SUGERE TESTAGEM EM MASSA DE ATLETAS PARA REALIZAR FASE FINAL

Em live, Sérgio Barbosa Domenici, CEO da Liga, aponta caminho caso clubes optem pelo reinício da competição no meio do ano

Gestora do Novo Basquete Brasil (NBB), a Liga Nacional de Basquete (LNB) está disposta a realizar a fase de playoff da competição até o meio do ano, caso franquiados e patrocinadores aprovem tal decisão em reunião virtual a ser realizada na próxima segunda-feira. Em live promovida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta, o CEO da LNB, Sérgio Barbosa Domenici, revelou que a Liga tem um plano de segurança para atletas, comissões técnicas, funcionários e colaboradores, incluindo testagem em massa para o novo coronavírus e isolamento social em hotéis.

Corinthians x Flamengo em ação pelo NBB (Foto: João Pires/LNB)

A corrente mais forte aponta para que a fase de playoff seja realizada em apenas uma sede, com a participação apenas de pessoas fundamentais para a realização das partidas e sem a presença de público no ginásio.

– Nossa ideia é a seguinte: primeira semana só com treinos individuais. Atleta vai ser testado antes. Depois, três semanas de treinamento coletivo, onde novo teste será feito. A partir daí vamos isolá-los em hotéis. Os ginásios serão frequentados somente por atletas, comissão técnica e pessoal da produção. Todos serão testados. Esse é o protocolo para voltarmos com o NBB no meio do ano – disse Sérgio Barbosa Domenici, reforçando que os clubes precisam aprovar a ideia na reunião do dia 4.

Interrompido no dia 15 de março devido à pandemia do novo coronavírus, o NBB cancelou as suas últimas três rodadas da fase de classificação. Com isso, Flamengo (1°), Sesi-Franca (2°), São Paulo (3°) e Minas (4°) já estão classificados para as quartas de final. Eles esperam os vencedores dos seguintes confrontos das oitavas: Mogi x Bauru; Pinheiros x Paulistano; Corinthians x Unifacisa; e Botafogo x Rio Claro.

Desde então, reuniões virtuais com dirigentes da LNB e representantes dos 16 clubes têm acontecido constantemente. No dia 2 de abril, o grupo aprovou o auxílio financeiro para a arbitragem além de uma redução no salário dos executivos da LNB. Na próxima segunda, serão debatidos diversos temas, dentre eles o plano de realizar a fase final do NBB com medidas de isolamento social e testagem em massa de todos os envolvidos.

Fonte: GloboEsporte.com