Esporte RO

Competições individuais do JOER Regional Cone Sul terminam nesta segunda-feira

As últimas provas desta segunda-feira são de natação e ocorrem pela manhã no Centro de Referência da Criança e do Adolescente

 

POR PAULO SÉRGIO 

Inglid Almeida, 17 anos, garantiu classificação para a etapa estadual (Créditos: Paulo Sérgio)

A participação dos alunos-atletas na etapa regional Cone Sul dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), em Vilhena, nas modalidades individuais encerra nesta segunda-feira (3). As competições coletivas de futsal e futebol seguem até quarta-feira (5); o handebol realiza as finais amanhã, terça-feira (4).

 

As últimas provas desta segunda-feira são de natação e ocorrem pela manhã no Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRECA). Durante seis dias, a competição em Vilhena reúne 928 estudantes de 32 escolas públicas e privadas de sete municípios da região. Alunos-atletas participaram do Joer nas modalidades individuais de xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia, natação, atletismo, ciclismo, judô, karatê e taekwondo, nas categorias infantil e juvenil, masculino e feminino.

 

Todas as modalidades são classificatórias para as etapas estaduais que acontecem de 16 a 25 de agosto, em Ji-Paraná, (Infantil, de 12 a 14 anos); e, de 12 a 21 de outubro, em Porto Velho, (Juvenil, de 15 a 17 anos).

 

Poliany Souza 15 anos foi campeã no salto triplo (Créditos: Paulo Sérgio)

A estudante Poliany Souza, 15 anos, foi campeã no salto triplo e ficou com a terceira colocação no salto à distância nas provas do atletismo. “Vou me dedicar mais ao salto à distância para fazer bonito em outubro em Porto Velho”, brincou a jovem, já classificada para a etapa estadual no salto triplo. “Não vai ser fácil conciliar treino e estudos, mas vou me esforçar”, disse Poliany, que cursa o 1º ano Técnico em Agropecuário no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Colorado do Oeste.

 

O carateca Ruan Correa, 15 anos, foi campeão estadual no Joer de 2016, em Cacoal, quando ainda era faixa verde e venceu a luta por 2×1 com golpe de Ippon. Instantes antes de enfrentar o primeiro adversário, no sábado (1), Ruan estava confiante. “Vou dar o meu melhor. Treinei os golpes mais fortes do karatê”, disse o garoto, estudante do 1º ano da escola estadual Paulo de Assis, em Colorado do Oeste.

 

Ruan foi campeão estadual em 2016 (Créditos: Paulo-Sérgio)

No ciclismo, Inglid Almeida, 17 anos, garantiu classificação para a etapa estadual nas três provas da modalidade dela. “A competição traz muita emoção pra gente. Pena que este é meu último ano no Joer”, declarou a estudante do 3º ano da escola estadual Tancredo Neves, em Cerejeiras.

 

O velocista Guilherme Rodrigues Santos, 16 anos, ficou com o terceiro lugar nos cem metros rasos. “É um orgulho poder representar a escola no regional. Dedico essa classificação aos professores e a minha família”, frisou o garoto, da escola estadual Planalto São Luís, de Cabixi.

 

O Joer é uma realização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que tem como finalidade promover a prática desportiva, inter-relação sócio afetiva, educacional e cultural aos estudantes infantis e juvenis de Rondônia.

 

Fonte:  Secom – Governo de Rondônia

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *